Sexta-Feira, 6 de Dezembro de 2019  


28/05/2019

ESCLARECIMENTOS SOBRE COINCIDÊNCIA DE UNIFORMES.

A Comissão Operacional de Arbitragem da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro vem esclarecer sobre o uso de uniforme e o procedimento que deve ser adotado pelo árbitro quando da coincidência dos uniformes entre as equipes envolvidas em uma partida.

Segundo o RGC, em seu Capítulo VI - Do Uniforme, nos parágrafos a seguir:

§2ºEm todas as partidas, salvo acordo entre as associações disputantes, usará o uniforme número um a associação à esquerda da tabela, por ter o mando de campo. Se houver a necessidade de troca de uniforme, esta será obrigatoriamente efetivada pela associação visitante, que deverá usar camisas, calções e meiões de cor diferente daquela do adversário.

§3ºQuando houver coincidência de qualquer peça do uniforme e a associação visitante se recusar a trocá-lo, após determinação do árbitro, este poderá não iniciar ou reiniciar a partida, encerrando-a após o transcorridos 15 minutos de espera, sendo a equipe infratora declarada perdedora pela escore de 3 x 0, após decisão do TJD.

§4ºQuando a associação mandante não jogar com seu uniforme número 01 (um), e havendo coincidência de uniformes, a mesma será obrigada a trocá-lo, sob pena do árbitro não iniciar ou reiniciar a partida, encerrando-a após transcorridos 15 minutos de espera, sendo a equipe infratora declarada perdedora pelo escore de 3 x 0, após decisão do TJD.

Comissão Operacional de Arbitragem


Comissão de Arbitragem de Futebol do Estado do Rio de Janeiro