Sexta-Feira, 24 de Novembro de 2017  


23/10/2017

COMUNICAÇÃO SOBRE AAV-VAR.

Senhores árbitros(as), assistentes, técnicos(as), assessores(as) e instrutores(as).

A tecnologia vem, a cada dia, se entrelaçando nas atividades do nosso dia-a-dia. E no futebol não podia ser diferente, principalmente no que tange a arbitragem. Podemos lembrar que em diversas modalidades esportivas, já fazem parte dos instrumentos dos árbitros, além do apito e cartões, o acesso a informações ou imagens geradas por programas de computadores que auxiliam na tomada de decisões.
O futebol de campo está inserindo uma tecnologia que reúne diversos elementos – imagens, software de avaliação de posicionamento, comunicação via rádio – que conjugados oferecerá ao árbitro uma informação mais segura e honesta sob o ponto de vista da decisão que pode definir o resultado de uma partida ou mesmo, de um campeonato.

Aqui no Brasil está sendo testada e, em breve, estará sendo utilizada nas partidas em nossas competições, a tecnologia do AAV – Árbitro Assistente de Vídeo.

Essa tecnologia, apresentada aqui no Brasil pelo instrutor FIFA e participante do Painel Consultivo da IFAB Manoel Serapião Filho em parceria com a CA-CBF, produziu um documento denominado Manual para Árbitros Assistentes de Vídeos (AAVs/VARs), que contempla o protocolo com todas as informações necessárias para utilização adequada deste aparato digital.

Como existe a possibilidade da FERJ utilizar este procedimento nos jogos do campeonato Carioca de 2018, o presidente da Comissão de Arbitragem do Rio de Janeiro – COAFRJ determina que a leitura do documento seja obrigatória por todos os envolvidos na arbitragem no Rio de Janeiro.

Em consequência, algumas ações serão colocadas em prática, como por exemplo, aplicação de teste teóricos, reuniões para debate sobre o uso do aparato digital com os instrutores, árbitros(as) e assistentes.

Para dar início as ações citadas acima estamos convocando todos os árbitros e assistentes que participaram do curso de AAV em Águas de Lindóia para uma reunião na próxima sexta-feira, dia 27 de outubro, às 16 horas, na COAFRJ.

Abaixo estamos disponibilizando o link para o manual do AAV.

Clique aqui para baixar o manual.

Jorge Rabello
Presidente da COAFRJ




Comissão de Arbitragem de Futebol do Estado do Rio de Janeiro