Segunda-Feira, 23 de Outubro de 2017  


30/09/2017

NOVA FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM.

Senhores árbitros(as), assistentes, assessores e técnicos.

A Comissão de Ensino da COAFRJ dando prosseguimento ao desenvolvimento contínuo de aprendizagem e aprofundamento nas regras do jogo, está colocando em funcionamento um ambiente desenvolvido pelo GOOGLE denominado GOOGLE SALA DE AULA.

Acreditando que a inserção da tecnologia na educação é uma ferramenta essencial para qualificar e capacitar pessoas dentro de um determinado meio, seja na educação formal quanto na educação corporativa, estamos aderindo a este formato para disponibilizar, avaliar e manter nosso quadro constantemente atualizado no que se refere as alterações nas regras do jogo.

Desta forma, foram criados ambientes para que informações atualizadas pela IFAB/FIFA sejam disponibilizadas o mais rápido possível aos árbitros(as), assistentes, instrutores, técnicos(as) de arbitragem e assessores(as) e, ao mesmo tempo, realizando pequenas avaliações que podem ser discutidas, em tempo real, entre os participantes.

Assim, os árbitros(as), assistentes, instrutores(as) e assessores(as) estão sendo convidados(as) a participarem deste ambiente, os quais serão monitorados constantemente pelo coordenador da Comissão de Ensino que enviará para o presidente da COAFRJ relatórios dando conta da participação de cada um.

Acreditamos que a excelência do futebol perpassa obrigatoriamente pela decisão dos árbitros no jogo, por isso, o conhecimento profundo das regras é essencial para estabelecer uma relação de confiança entre todos os envolvidos no esporte.

O filósofo espanhol José Antonio Marina, fez a seguinte afirmação:
"O talento não é um Dom(coisa), mas um processo(aprendizado), e não está no princípio, mas no final da Educação e do treinamento. O que não se treina, se esquece, portando a base do rendimento é o treinamento e o trabalho.”

Resumindo, eu diria que o instrutor transmite a ideia com a palavra, mas vocês árbitros, assistentes, técnicos e assessores de arbitragem a assimilam com a prática reiterada, dirigida e corrigida. Portanto senhores, é através do treinamento que pretendemos convencê-los dos nossos valores e conceitos, no que concerne a busca incessante pela excelência na arbitragem.

Para os árbitros(as), assistentes, assessores(as) que ainda não receberam o convite sugerimos que criem uma conta de email no gmail com o seguinte formato: (antes de criar verifique se o convite está no spam de sua conta)

nome.sobrenome.função@gmail.com

onde função pode ser:
arb – para árbitro;
ass – para assistente; e
asse – para assessor.

Exemplos:
fulano.detal.arb@gmail.com
sicrano.beltrano.ass@gmail.com
ataide.costa.asse@gmail.com

Após ter criado o email enviar uma mensagem, utilizando a conta criada, para o email sergio.santos.ins.coafrj@gmail.com seguindo as instruções abaixo:
No assunto escrever: SALA DE AULA COAFRJ
No corpo do email informar o módulo que está atuando em 2017.
Os que já receberam o convite NÃO devem realizar o procedimento acima.

Aproveitem com a máxima intensidade essa nova ferramenta que a Comissão de Ensino da COAFRJ, está disponibilizando para todos os senhores.

Jorge Rabello
Presidente da COAFRJ



Comissão de Arbitragem de Futebol do Estado do Rio de Janeiro